ComputerWorld: Startup brasileira cria software para diminuir filas em estádios (Jan/2014)

Fonte: http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/01/27/startup-brasileira-cria-software-para-diminuir-filas-em-estadios


A Arenaplan Consultoria criou uma solução avançada de pagamento para eliminar as filas internas nos estádios brasileiros. Com um cartão parecido com um cartão de crédito, o chamado RFID, o torcedor carrega o cartão pela internet ou pelo celular os valores que pretende consumir na arena pagando com cartão de crédito ou débito.

Pelo software, o torcedor não precisa mais usar dinheiro ou digitar senhas na hora de efetuar o pagamento. Basta informar ao atendente o que deseja e encostar o cartão numa leitora especial. Automaticamente o sistema consulta o saldo disponível e efetua o débito em seu cartão, agilizando o processo de pagamento. Este tipo de solução é chamado no exterior de Cashless.

A tecnologia desenvolvida pela startup brasileira é considerada pioneira no Brasil. Ela é chamada Arenaplan Sem Filas e hoje é uma das mais avançadas do mundo por trabalhar em plataforma móvel.

A empresa está desenvolvendo agora uma alternativa para oferecer também carregadores fixos no local em parceria com empresas nacionais.

O estádio fornece em cada bar uma maquininha portátil, pouco maior que uma maquininha comum de cartão de crédito, com um display maior e aplicativo próprio em plataforma Mobile.

Este equipamento emite recibos para os clientes e substitui o PDV tradicional em alguns casos, e ainda emite as notas fiscais eletronicamente para os clientes, o que diminui as chances de fraude nos bares.